Blogar - Uma escola invisível. Por João Paulo Marques
"Com a atitude correta, as limitações autoimpostas desaparecem", Alexandre, o Grande
Blogar é uma das formas mais eficazes de melhorar a nossa capacidade de contar histórias. Ao escrever com regularidade, somos desafiados a organizar ideias, estruturar narrativas e encontrar a melhor forma de nos ligarmos a quem nos lê.
Essa prática, melhor se contínua, leva-nos, com o tempo, a desenvolver um estilo mais claro, envolvente e pessoal. Além disso, blogar obriga-nos a captar a atenção logo nas primeiras linhas, a manter o interesse ao longo do texto e a terminar de forma marcante (bem, isto é para aqueles que dominam a arte da escrita)
E chegamos ao retorno dos leitores. Ele manifesta-se através de comentários (positivos ou negativos), das partilhas ou do simples silêncio.
Blogar também nos dá liberdade para experimentar diferentes formatos e registos, desde textos mais íntimos e reflexivos até crónicas, relatos, conteúdos informativos, protestos---ou mesmo resmungos. Certeza é que enriquece o nosso vocabulário e versatilidade com que vamos contando estas histórias.
Com o tempo, aprendemos a observar melhor, a escutar com mais atenção e a escrever com empatia, tornando cada texto uma oportunidade de criar laços reais de amizade e de troca de conhecimento
Não se trata apenas publicar ou republicar conteúdos online — é exercitar, dia após dia, a arte de contar histórias que se pretende que toquem quem as lê.
Contar uma história é uma das maneiras mais fáceis de passar conhecimento. Para aqueles mais técnicos, é um dos modos de passar conteúdos. Esta habilidade, talento ou outro qualquer predicado que se tenha, carece de treino e insistência. Faz-me lembrar uma história, penso que grega, que ouvi sobre um homem muito forte. Ele passeava-se, habitualmente, com uma vaca às costas. Todos os seus conterrâneos o admiravam e perguntavam-se como, como ele era capaz de tal feito. Um deles, um dia, tomou coragem e perguntou-lhe..."como és capaz de pegar as vacas aos ombros? A resposta foi: "Pego-as desde que são bezerros". A prática faz de nós melhores profissionais. Os blogs são uma oportunidade de podermos aperfeiçoar as nossas habilidades.
Conte histórias!!! Acredite que, pela sua saúde, vale a pena.